HOJE É O DIA DA CHAPADA DIAMANTINA - 11 de Abril

 A Chapada Diamantina não é só meio ambiente, é comunidade também!



A LEI Nº 13.739 criada em  05 de julho 2017 institui, no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia, o Dia da Chapada Diamantina. BAHIA. 

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do estado brasileiro da Bahia, parte de uma vasta cordilheira conhecida por Cadeia do Espinhaço, um extenso planalto (38 000 km²), que corresponde a 15% do Estado da Bahia. Nela nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Ali estão as maiores altitudes da Região Nordeste do Brasil.

A formação geográfica faz parte do conjunto de serras e planaltos do Leste e do Sudeste do relevo brasileiro e constitui-se como prolongamento da Serra do Espinhaço. Em suas variadas paisagens, com ecossistemas que incluem a caatinga, cerrado, campos rupestres e até ilhas de mata atlântica, existem diversas áreas de proteção ambiental nas três esferas administrativas - federal, estadual e municipal, tais como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Parque Estadual do Morro do Chapéu ou a Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara.

Durante o dia ora instituído, serão realizadas, em todo o Estado, e, especialmente na região da Chapada Diamantina, ações e atividades sustentáveis que promovam a história, a cultura, as artes, o ecoturismo e a educação ambiental nos municípios componentes da região. 

Em virtude desta Lei, o Instituto Araçá Mirim, realiza ações de educação socioambiental, em conjunto com a pedagoga e pesquisadora Marília Nascimento Pinto Mestranda em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Campos da Chapada Diamantina. 
    
Com o objetivo de  apoiar o fomento desta lei, para que sejam implementadas cada vez mais, ações que garantam o desenvolvimento socioambiental,  permitindo às atuais e futuras gerações, acesso a um meio ambiente equilibrado e saudável à nossa existência, o Instituto realiza seus projetos embasados nesta lei.
    
Com este intuito, busca disponibilizar conteúdos que possibilitem transformar ações globais, de modo a permitir o desenvolvimento planetário sustentável. Com a ajuda do Canal no Youtube Pedagogia Ao Vivo 
disponibilizará uma série de 17 vídeos para tratar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas aplicabilidades, tendo a região da Chapada Diamantina, local piloto desta iniciativa, haja visto que este espaço de Educomunicação, torna-se fruto dos trabalhos de pesquisas do Instituto em parceria com a mestranda Marília Nascimento Pinto. Estas tem entre seus objetivos, integrar ações que permitam novos modos de entendimento entre os seres, suas necessidades e a natureza que os cerca. 

Portanto, neste dia especial, vamos homenagear quem sempre apagou as queimadas provocadas nos vales, serras e nascentes de nosso Parque Nacional da Chapada Diamantina, protegido pela Lei No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000.  Sem os Brigadistas, nunca seria possível comemorar este dia com leveza e cores. Pois são estes valentes guerreiros(as), que com seus atos destemidos, de bravura e coragem, fomentam força para unificar toda comunidade por uma única causa. Destacando-se  assim que todo ato de cuidado gera grandes ações.

Acesse e ajude!

Acesse e ajude!   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORMAÇÃO DE MONITORES DO PROGRAMA TELECENTRO.BR

CURSOS GRATUITOS

PROGRAMA PAPA PILHA