11 DE ABRIL É O DIA DA CHAPADA DIAMANTINA

 A Chapada Diamantina não é só meio ambiente, é comunidade também! 

                                                             "Marilia Nascimento Pinto - Presidente fundadora"


     A Lei número 13.739, datada de 5 de julho de 2017, estabelece oficialmente o Dia da Chapada Diamantina no calendário de eventos do Estado da Bahia, Brasil.
     A Chapada Diamantina, uma região montanhosa localizada no coração do estado da Bahia, é parte integrante da vasta cordilheira conhecida como Cadeia do Espinhaço. Abrangendo uma área de aproximadamente 38.000 km², equivalente a 15% do território baiano, esta região é o berço de grande parte dos rios das bacias do Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas, e apresenta as maiores elevações do Nordeste brasileiro.
     Geograficamente, a Chapada Diamantina faz parte do conjunto de serras e planaltos do Leste e Sudeste do Brasil, estendendo-se como uma continuação da Serra do Espinhaço. Suas paisagens diversificadas abrangem ecossistemas que variam desde a caatinga e o cerrado até os campos rupestres e ilhas de mata atlântica. Além disso, a região abriga diversas áreas de preservação ambiental em âmbito federal, estadual e municipal, como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Parque Estadual do Morro do Chapéu e a Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara.

   
No Dia da Chapada Diamantina, conforme estabelecido por essa lei, deve ser realizadas em todo o estado da Bahia, especialmente na região da Chapada Diamantina, ações e atividades sustentáveis que visam promover a história, cultura, artes, ecoturismo e educação ambiental nos municípios que compõem a região.

O Instituto Araçá Mirim, em parceria com a pedagoga e pesquisadora Marília Nascimento Pinto, mestranda em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Feira de Santana, está comprometido em apoiar a implementação dessa lei. Por meio de seus projetos, o Instituto busca promover ações que garantam o desenvolvimento socioambiental, proporcionando um ambiente equilibrado e saudável para as gerações presentes e futuras. Com esse propósito, serão disponibilizados conteúdos que visam transformar ações globais em benefício do desenvolvimento sustentável do planeta, com destaque para a região da Chapada Diamantina como um local de demonstração desses esforços.

Além disso, neste dia especial, é importante homenagear os brigadistas que têm desempenhado um papel fundamental na proteção do Parque Nacional da Chapada Diamantina, garantindo sua preservação e segurança. Sem a coragem e dedicação desses indivíduos, seria impossível celebrar este dia com tranquilidade e gratidão. Suas ações destemidas e heroicas unem a comunidade em torno de uma causa comum, ressaltando a importância de cada ato de cuidado para gerar grandes transformações.

Em virtude desta Lei, o Instituto de Desenvolvimento Socioambiental Araçá Mirim, quase completando sua maior idade, atuante desde 2006 em Lençóis, e ampliando suas ações em Palmeiras e demais cidades do território na Chapada Diamantina outros povoados da região. Com isso e perceptivel que se faz necessário ações sustentáveis voltadas à tecnologia, a educomunicação e educação socioambiental.

Assim em conjunto com a pedagoga e pesquisadora Marília Nascimento Pinto, mestranda em ensino das Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Campos da Chapada Diamantina; tendo como componentes de da equipe a escritora, especialista em educação corporal, Adriana Maria Az Borba, formada em Dança, pela Universidade Federal da Bahia, em Salvador; Ronilda, Psicologa e psicanalista, Izabele uma jovem artista, Caienne uma Chefe amadora de cozinha. Esta equipe feminina composta por mulheres incríveis, artistas, psicólogas e educadoras domiciliadas na Chapada Diamantina.

Sendo missão deste grupo pensar projetos voltados a implementadar cada vez mais, ações que garantam o desenvolvimento da educomunicação, de modo a fomentar a educação socioambiental, cultural e espiritual, garantindo às atuais e futuras gerações, acesso a um meio ambiente equilibrado e saudável à nossa existência. O Araçá Mirim realiza seus projetos embasados nesta lei.

Com este intuito a parceria da instituição com a Mestranda Marília para implemetar seu projeto de pesquisa voltado a ensinar por meio da educomunicação torna-se uma parceria que vai disponibilizar conteúdos para impulsionar transformações globais de proteção ao ecossistema do Parque Nacional da Chapada Diamantina, de modo a permitir o desenvolvimento planetário sustentável. Logo breve vamos apresentar novidades por aqui, por meio de conteúdos instrutivos acerca das 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e suas aplicabilidades, tendo a região da Chapada Diamantina, projeto piloto desta iniciativa.

Nós do Araçá Mirim ficamos honrados em participar deste importante projeto de pesquisa inspirado na missão da instituição, assim de integrar ações que permitam novos modos de entendimento entre os seres, suas necessidades e a natureza que os cerca. Portanto, neste dia especial, vamos agradecer a grandeza da natureza do Parque, renovando nosso compromisso de proteger e cuidar da sua comunidade e meio ambiente.  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORMAÇÃO DE MONITORES DO PROGRAMA TELECENTRO.BR

CURSOS GRATUITOS

PROGRAMA PAPA PILHA